Muitos criadores não sabem que é possível tratar o áudio de um vídeo já gravado de forma eficiente e simples por meio do uso de uma DAW. Neste post, vamos falar sobre a importação de vídeos para tratar o áudio no REAPER. Demonstraremos como a aplicação de uma cadeia básica de plugins na mixagem pode melhorar significativamente a qualidade do áudio. Este é um tema especialmente dedicado aos produtores de conteúdo que, por vezes, têm dificuldade com o equilíbrio de frequências e com a obtenção de um ganho final uniforme.
Ao selecionar o arquivo, o REAPER criará automaticamente uma track contendo o áudio do vídeo. O nome do arquivo será repetido na track criada.
A partir desse ponto, é possível adicionar plugins pelo procedimento padrão de inserção de efeitos. O usuário poderá mixar o áudio de acordo com seu objetivo. Caso a intenção seja melhorar o volume, pode-se utilizar uma cadeia de plugins organizada da seguinte forma:
1º Preamp
O preamp tem a função de buscar uma sonoridade adequada para que os demais efeitos sejam bem percebidos na mixagem, a partir do aumento do ganho de entrada.
2º Equalizador
O uso de um equalizador permite corrigir problemas no equilíbrio de frequências. Caso o som esteja com excesso de graves ou agudos, é possível realizar esses ajustes por meio da monitoração e da aplicação de um plugin de EQ.
3º Compressor
O compressor contribui para melhorar a dinâmica do áudio, suavizando variações excessivas e controlando picos, o que resulta em um som mais equilibrado.
No canal MASTER, é possível finalizar o projeto com a aplicação de plugins adicionais. No vídeo abaixo, apresento todo esse processo, utilizando um compressor, seguido de um limiter e, por fim, um plugin específico para a medição de LUFS integrados, a fim de avaliar o volume final do áudio.
Após exportar o áudio tratado, utilizei o Filmora para editar o vídeo original. Primeiramente, extraí o áudio original do vídeo (que apresentava volume baixo) e, em seguida, adicionei o áudio exportado do REAPER, já com as melhorias obtidas no processo de mixagem.
Dessa forma, é possível recuperar e salvar um trabalho de vídeo que originalmente apresentava problemas de volume, brilho e qualidade sonora. Embora, em alguns casos, a melhoria do áudio possa ser um desafio, na maioria das situações essa técnica funciona muito bem e proporciona resultados bastante satisfatórios.
Se você se interessa por conteúdos como este, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e nos acompanhar em nosso canal no YouTube.
Abraços!
cd
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Ele será publicado em breve.